sábado, 22 de novembro de 2014

SEM-ABRIGO? MAIS UMA DO PAPA FRANCISCO!

 

O Papa Francisco está sempre a surpreender-nos…

Quem acompanha, de perto, as atitudes, discursos e conversas deste Papa, leva sempre que contar aos amigos, na mesa do café, na sala de espera, nos corredores e avenidas. Não falta tema para o serão em família: há sempre um novo e surpreendente assunto de conversa, a provocar ou admiração, ou escândalo, ou a comprometedores silêncios!

Quando muitos países da nossa velha e culta - mas cansada! - Europa, criam leis e posturas para proibir a mendicidade, carregando de multas, e outras punições que podem ir até à prisão, quem for apanhado a pedir ou a dar esmola, o Papa Francisco tem uma atitude totalmente ao contrário: todos os dias são servidas refeições em refeitórios e nas ruas, a Mendigos e a Sem-Abrigo, com o apoio do Vaticano; o “Esmoler de Sua Santidade” sai às ruas para ver as dificuldades existentes, e repartir esmolas a quem tem comprovada necessidade – costume com séculos de persistência. E, agora, apoia uma iniciativa de corrente contrária a governantes do nosso Continente: “Vaticano disponibiliza três duches para sem-abrigo na colunata de São Pedro”!

Quando ouvi a notícia, e fui lendo as mensagens que me chegavam, e me provocavam, tive de ir confirmar nos meios que me dessem toda a segurança. Não por achar a atitude do Papa algo de extraordinário – a coisas extraordinárias já nos habituou – mas sobretudo por se tratar de uma atitude provocadora: então…enquanto uns perseguem, expulsam, penalizam pobres, pedintes e sem-abrigo, o Santo Padre vai abrir balneários para banhos de pessoas, iguais às que governantes, seus vizinhos, perseguem, multam e prendem?!

E, afinal, é mesmo verdade!

Este gesto tem tanto de profético como de provocante.

Um dos títulos encontrados diz assim: “A colunata de São Pedro, no Vaticano, vai acolher a partir de segunda-feira três duches para sem-abrigo, numa iniciativa do esmoler pontifício, o Arcebispo Konrad Krajewski, que teve o apoio do Para Francisco” (Agência Ecclesia, 14 de Novembro de 2014).

E a notícia diz ainda que esta ideia já começou a ser aplicada em dez paróquias de Roma!

“Isto é um serviço normal, que deveria partir do município, não de nós. Mas sabe-se que os projectos são sempre para daqui a um ano, a dois anos, a dez anos…O Evangelho, pelo contrário, manda-nos fazer as coisas “hoje”, precisou o responsável”(Ag.Eccl.).

No verão passado, dei comigo a reler o livro entusiasmante: “Aqui há pena de morte – diário de um sem-abrigo”. A gente começa a ler, e só sente vontade de parar, quando chegar o fim…

Com esta notícia, fui à estante…matar saudades do título, e reler a dedicatória pessoal do Autor, para partilhar com os Leitores uma questão – a dos Sem-Abrigo - que não pode deixar ninguém indiferente.

Mas também devo acrescentar que a nossa Diocese tem uma Instituição, nascida há 75 anos, pelo coração bondoso de D. João Evangelista – “Florinhas do Vouga” - que alimenta um Balneário, na Cidade de Aveiro, onde os Sem-Abrigo podem tomar o seu duche, mudar a sua roupa, fazer toda a higiene pessoal; e um refeitório, aberto todos os dias do ano, para o almoço e o jantar de quantos têm essa necessidade; e passa todas as noites pela Cidade, repartindo um reforço alimentar e uma bebida quente, com um grupo de generosos e persistentes Voluntários!

O Santo Padre Francisco certamente que aprova estas acções, a favor dos Sem-Abrigo de Aveiro que, não sendo muitos, são sempre demais…

Nestas noites de frio e de chuva, tem ainda mais sentido e reveste-se de maior urgência, esta presença nas ruas, junto de irmãos pobres e sem abrigo. Reparte-se comida, roupas, afectos, diálogos, e criam-se laços.

Tem sido nestes bons encontros, que entendi melhor a força da Palavra do que diz o Mestre, em Mateus 25, 40: ”Sempre que fizestes isto a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes”.

O Santo Padre, o Papa Francisco, diz muito com aquilo que faz!

Aveiro, 17 de Novembro de 2014, dia da abertura dos duches no Varticano!

P. João Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário