segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Alegria: dar testemunho da Luz.

Pedro José Correia  |  Justiça e Paz – Aveiro

João 1, 6-8.19-28: «Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz.
A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo».
I. Reflexão
Alegria… é o ânimo interior e não disposição sensitiva; não significa «apenas» a ausência de tristeza. A interioridade é algo de profundo: cultiva-se não se compra. No interior de cada Vida reside a alegria do viver. “Tristezas há muitas, dispersam no ter; a alegria verdadeira é uma, convergem no ser”.
Alegria… A informação objectiva feita Testemunho de vida: percurso de abaixamento. Não esqueçamos: a infelicidade instala-se quando nossas alegrias dependem totalmente de circunstâncias externas. Essa “informação” vendida aos interesses e posses não possibilita a envolvência do “testemunho”.
Alegria… alegria “estragou-se” para nós, «hoje», quando é entendida como “artigo de compra e venda”; alegre é estar divertido, sem problemas, bem-disposto; mas a Alegria de João Baptista é a “vontade de viver no Bem”: dar testemunho da Luz: ser testemunho da Luz.
Alegria… reciclar a Vida a partir do Deserto; “baixar-se” e empreender a mudança. Não nos resignarmos no Desespero: como se tudo fosse uma fatalidade. Caminhar sem pressas: abrir veredas! Não desistir diante do auto-engano. Pedir desculpas quando erramos... Preferir o Bem porque é Bem: não porque ganhemos alguma coisa com ele.
Alegria… O Natal que é o «nascimento» para acreditar e para viver a Alegria do Deus “feito” Carne e História: eis a nossa felicidade na Verdade, ou "a alegria que nasce da verdade" e nos liberta da perda de Sentido: da tristeza mal amada na história de perdição, sem Dignidade.
II. Oração
“ Acabámos de celebrar a “ALEGRIA” da nossa Fé. Ao colocarmos a ponta da estrela, queremos com este gesto levar “A ALEGRIA da tua Boa Nova” aqui sentida; que ela possa ser irradiada por nós ao longo da semana. Dá-nos a inspiração para a comunicarmos de todas as maneiras simples e possíveis, recebendo, agora, com “ALEGRIA” a Tua Bênção.
(Cfr. Gesto Comunidade/familiar: Diocese de Aveiro, Advento 2014).

Sem comentários:

Enviar um comentário