Aos 07 dias de mês de Abril de 2014, em obediência ao preceituado no Código de Direito Canónico ( cc. 419 e ss.), reuniu o Colégio de Consultores da Diocese de Aveiro. Como único ponto da Agenda constava a eleição do Administrador Diocesano uma vez que, na tarde do passado dia 5, iniciara o múnus pastoral de Bispo da Diocese do Porto, sua Ex.cia Rev.ma o Senhor D. António Francisco dos Santos.
Assim, e dando cumprimento à Agenda proposta, após votação secreta, foi eleito para Administrador Diocesano o Rev.do padre Mons. João Gonçalves Gaspar que aceitou a eleição e exercerá esta função até à vinda do novo Bispo Diocesano.
Depois de tecer algumas palavras de circunstância, manifestou a sua surpresa, mas também a disponibilidade para o cargo que agora lhe tinha sido pedido. Da parte dos Consultores, todo o Colégio foi unânime na certeza da sua colaboração sempre que lhe fosse solicitada.
Tendo feito a profissão de fé, canonicamente ordenada, o Administrador Diocesano deu início ao cargo para que foi eleito.
O secretário do colégio de Consultores
P. Manuel Joaquim Rocha
___
Monsenhor João Gonçalves Gaspar tem 84 anos e foi ordenado em 1954 sendo até agora o vigário geral e ecónomo da Diocese de Aveiro, além de delegado episcopal para os presbíteros, membro da Comissão dos Bens Culturais da Igreja, membro da Comissão de Formação Permanente do Clero, membro da Comissão de Aplicação e Cumprimento do Fundo Diocesano de Compensação do Clero.
Em março, lançou um novo livro, intitulado ‘Diocese de Aveiro - Subsídios para a sua história’, o qual tem como principal objetivo “ajudar a definir novos rumos para a pastoral católica, mais adequados às circunstâncias contemporâneas”.
Sem comentários:
Enviar um comentário