segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI anuncia resignação para o dia 28 de fevereiro, às 19h de Roma


Queridos irmãos,
Eu chamei este Consistório não só para os três canonizações, mas também para informar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus e vieram para a certeza de que a minha força, idade avançada, já não são adequadas para exercer adequadamente o ministério petrino.
Estou bem ciente de que este ministério, por sua essência espiritual, deve ser feito não apenas com as obras e palavras, mas não menos sofrimento e orando.
No entanto, no mundo de hoje, sujeito a mudanças rápidas e agitado por questões de grande importância para a vida de fé, para guiar o barco de São Pedro e anunciar o Evangelho, você também deve forçar tanto para o corpo e alma, força que, nos últimos meses, me apaixonei de tal forma a reconhecer a minha incapacidade de gerir bem o ministério que me foi confiado.
Para isso, bem conscientes da gravidade deste ato, com total liberdade, decide dar ao ministério do Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiada pela mão dos Cardeais 19 de abril de 2005, de modo que, 28 de fevereiro de 2013 , às 20h00, a Sé de Roma, a sede de São Pedro, será vaga e será chamado, por aqueles que têm competência, o Conclave para a eleição do novo Papa.
Queridos irmãos, eu agradeço do fundo do coração por todo o amor e trabalho que você trouxe comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.
Agora, confiamos a Igreja Santo para o cuidado do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a Sua Mãe, Maria Santíssima, a fim de ajudar com a sua bondade materna e os cardeais eleger o novo Papa.
Para mim, no futuro, eu quero servir com todo meu coração, com uma vida dedicada à oração, a Santa Igreja de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário