terça-feira, 16 de julho de 2013

Faleceu José Dias da Silva, membro da Comissão Justiça e Paz

 

D.R.
Coimbra, 16 jul 2013 (Ecclesia) - José Dias da Silva, membro da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Coimbra, faleceu esta segunda-feira após doença prolongada.
A missa de corpo presente vai celebrar-se esta quarta-feira, às 09h30, na igreja de S. José, seguindo-se o funeral para o Cemitério da Conchada, na cidade de Coimbra.
Numa mensagem divulgada pela família comunicando o falecimento de José Dias da Silva, pede-se para não expressar o pesar através da oferta de flores, mas por um “gesto de generosidade” que “o Zé Dias apreciaria”.
Nesse sentido, é proposto um donativo para o projeto "Fundo Solidário", do Instituto Universitário Justiça e Paz, que visa apoiar estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas.
Colaborador da Agência ECCLESIA, José Dias da Silva era conhecedor e defensor das temáticas da Doutrina Social da Igreja, objeto de análise em muitos artigos que escrevia para a imprensa nacional e regional e escolha para intervenções e conferências.
José Dias da Silva, casado e com dois filhos, nasceu a 15 de março de 1942, no Souto de Brejo, Pampilhosa da Serra.
Frequentou durante oito anos os seminários da Diocese de Coimbra, tendo-se licenciado depois em Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra.
Na atividade académica, como professor e investigador universitário, “procurou contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humana”.
“Reformou-se ao fim de vinte anos de serviço para se poder dedicar melhor às responsabilidades familiares e a tarefas eclesiais e sociais”, considerou o padre António Jesus Ramos na apresentação do livro “Memórias de um tempo futuro”, em 2006.
José Dias da Silva foi membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, da Comissão Coordenadora Nacional das Semanas Sociais, da Comissão Permanente do Conselho Pastoral Diocesano de Coimbra e da Comissão do Conselho Pastoral da Paróquia de São José (Coimbra).
Responsável pelo módulo de Doutrina Social da Igreja na Escola de Leigos da Diocese de Coimbra, orientou minicursos sobre o tema em paróquias, movimentos e grupos de reflexão e colaborava no Instituto de Estudos Teológicos.
Entre outros títulos, publicou o livro “Viver o Evangelho Servindo a Pessoa e a Sociedade - Introdução à Doutrina Social da Igreja”.
José Dias da Silva mantinha colaborações regulares nas colunas «Fé e Compromisso», no «Correio de Coimbra»; «O Futuro Depende de Nós», no Notícias de Vila Real; «Sinais», na revista Além-Mar e «Pedra a Pedra», no Mensageiro de Santo António.
PR













Sem comentários:

Enviar um comentário